QUITUNGO DO EMBARREIO A FARINHADA

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O projeto é um MUTIRÃO de resgate dos saberes tradicionais quilombolas adotados na construção dos antigos Quitungos. Temcomo objetivo, resgatar e registrar as antigas tecnicas tradicionais de construir e da carpintaria, adotando-as na construção de umnovo Quitungo, que se tornará ponto de memória viva, através de seu funcionamento, atendendo aos moradores locais.

Descrição

Os Saberes tradicionais, bem como seus modos de fazer, vem se perdendo ao longo das gerações devido a grande inserção denovas tecnologias e consequentemente, o desisteresse pelos processos primitivos do fazer. Em nossas comunidades, os modos deplantar, curar e de construir vem dando lugar a novos processos que exigem mão-de-obra e equipamentos industrializados,fazendo das comunidades tradicionais obrigadas a abandonar nossos modos de fazer e a consequente perda dos nossos saberes.Diversos são os espaços cujos laços de amizade e familiar são estreitados dentro da comunidade, e nesse sentido, o Quitungorepresenta o espaço de fortalecimento das relações sociais. Nele, idosos, adultos e crianças, dividem o mesmo espaço na produçãoda farinha e do Beiju, varando noites a dentro ao som de muitos causos, comida e música.. modo este que chamamos defarinhada. No entanto, poucos são os antigos quitungos que ainda preservam seus elementos construtivos e os entalhados emmadeira de lei, como a seva, a roda e a prensa. A grande maioria das casa de farinha hoje, adotam equipamentos elétricos e industrializados que facilitam no processo da produção.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Joice Nascimento Cassiano

O projeto busca formar jovens quilombolas para execução de atividades culturais em suas comunidades e promover maior oferta de obras de cinema para a população de nossa região, onde não há salas de exibição. Utilizando a cultura como um instrumento de promoção da cidadania, economia e laços comunitários, a opção é por exibir produções artísticas de qualidade audiovisual, visão crítica.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem